quinta-feira, janeiro 25, 2007

Nº41 - Artur Lopes dos Santos

Nome Completo: Artur Lopes dos Santos
Alcunha: ?
Nacionalidade: Portuguesa
Local de Nascimento: Paço de Arcos
Data de Nascimento: 27 de Março de 1931
Posição: Defesa-Central / Lateral-Direito
Altura: ?
Peso: ?
.Clubes:
1960/61 - S.L.Benfica
1959/60 - S.L.Benfica
1958/59 - S.L.Benfica
1957/58 - S.L.Benfica
1956/57 - S.L.Benfica
1955/56 - S.L.Benfica
1954/55 - S.L.Benfica
1953/54 - S.L.Benfica
1952/53 - S.L.Benfica
1951/52 - S.L.Benfica
1950/51 - S.L.Benfica
1949/50 - S.L.Benfica (Juniores)
1948/49 - S.L.Benfica (Juniores)
1947/48 - Onze Unidos
.Totais no S.L.Benfica: 284 Jogos / 0 Golos
(Campeonato 229/0 , Taça de Portugal 52/0 e Eurotaças 1/0)
.Estreia:
26 de Novembro de 1950 no Campo Grande (S.L.Benfica 7 - Boavista 1)
- Substituíu Jacinto Marques

.
Último jogo:
8 de Outubro de 1961 (S.L.Benfica ? - Chaux-de-Fonds ?)
.Competições Europeias: 1 Jogo / 0 Golos
.
Estreia: 6 de Novembro de 1960 (S.L.Benfica 6 - Ujpest 2)
.
Último jogo: 6 de Novembro de 1960 (S.L.Benfica 6 - Ujpest 2)
.Selecção: 2 Jogos / 0 Golos
.Estreia: 8 de Abril de 1956 em Lisboa (Particular) - Portugal 0 - Brasil 1
.
Último jogo: 11 de Novembro de 1959 em Paris (Particular) - França 5 - Portugal 3
.Palmarés:
4 Campeonatos Nacionais - 1954/55, 1956/57, 1959/60 e 1960/61 (S.L.Benfica)
6 Taças de Portugal - 1950/51, 1951/52, 1952/53, 1954/55, 1956/57 e 1958/59 (S.L.Benfica)
1 Taça dos Campeões Europeus - 1960/61 (S.L.Benfica) (Vídeo do jogo aqui)
.Curiosidades:
- Artur Santos foi um jogador vigoroso, eficiente, disciplinado e impositivo que começou como lateral-direito. Em 1954 Otto Glória passou-o para a faixa central da defesa em substituição de Félix Antunes que havia sido afastado por problemas disciplinares. Com a chegada de Germano regressou ao corredor direito, lugar que ocupou até ao fim da sua carreira.
- A 8 de Outubro de 1961 foi alvo de merecida festa de homenagem do seu clube de sempre (S.L.Benfica - Chaux-de-Fonds).
- É presença assídua nos eventos de confraternização entre benfiquistas, tanto em Portugal como no estrangeiro. Foi precisamente na inauguração de uma Casa do Benfica que tive o prazer de o conhecer pessoalmente e de lhe roubar o respectivo autógrafo. Uma simpatia e um benfiquista de alma e coração!
.
Veredicto: VEDETA!

37 comentários:

Mohammed Saeed Al Sahaf disse...

Um dos heróis de Berna.
Vedeta sem dúvida

Mohammed Saeed Al Sahaf disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mr. M disse...

Nunca o vi jogar, nem é preciso... Basta ver o curriculo, e a altura em que jogou no Benfica.

VEDETA!

... disse...

vedeta. um historico do clube, 11 anos a bombar. ainda apanhou os tempos em que fomos perseguidos pela ditadura devido ao nosso cunho popular e vermelhusco...

Anónimo disse...

VEDETA

Corrosivo disse...

VEDETA e das grandes. Um homem que respira Benfica

Glorioso11385 disse...

O curriculum aponta para VEDETA, quanto mais não seja pelo número de anos em que vestiu a nossa camisola. Nunca o vi jogar, pois deixou de o fazer ainda antes de eu nascer. Vou perguntar ao meu pai... :)

rsa disse...

VEDETA obviamente nunca o vi jogar mas o curriculo diz tudo .
Outros tempos....

falsolento disse...

Vou ter que perguntar ao meu pai... Nunca ouvi falar deste senhor.

É verdade que tem um grande CV, mas isso por si só não quer dizer nada. Até as melhores equipas têm uma marreta ou outro, por isso reservo a minha "opinião" até falar com quem o viu jogar.

Bonito vê-lo num almoço de Benfiquistas ao lado do Veloso, de facto eram outros tempos.

antitripa disse...

Ui....com esta é que me lixaste. Conheço-o dos cromos apenas, mas pelas crónicas parece-me vedeta.

Anónimo disse...

Artur Santos duvido que quem aqui escreva o tenha visto jogar. Eu obviamente também não, mas pelos relatos, videos da altura estamos perante um histórico do Glorioso, um simbolo, uma grande VEDETA.
Artur actuou num tempo onde se jogava por amor ao clube, onde se faziam sacrificios pela equipa, pelo clube, pelos adeptos, ou seja, a verdadeira mistica do Glorioso era encarnada e realcada. Ele ajudou e muito á história do clube faz parte da nossa grande família.
Era o que hoje se chama um trinco, mas também mais um todo terreno, onde formou com o grande "Monstro Sagrado" Coluna (para quando um post do melhor médio de sempre do futebol mundial) uma dupla de betão. Veio para o clube em plena epoca dos Violinos onde o regime da altura (por exemplo o presidente Lagarto na altura era também director da PIDE) lhe davam titulos seguidos (um pouco hoje como o Apito Dourado), mas na Europa (havia a taça Latina que deu origem as competições europeias onde só nós ganhamos) não ganhavam nada pudera. Está na grande transformação do clube e do futebol em Portugal com Otto Gloria e Bella Gutmam e viveu as paginas de ouro do clube. É um grande sr. do nosso Glorioso.

P.S- Se não estou em erro veio substituir na braçadeira de capitão um homem fantástico e um dos melhores jogadores portugueses o Francisco Ferreira que veio dos Andrades e tornou-se no nosso grande simbolo e capitão.

PS 2- Saiu da equipa com o mago magiar Gutmam, pois com a vinda do Eusébio (parabens ao nosso King que hoje faz 65 anos) levou ao recuo do Cavem para o meio campo logo foi ele a sair.

Pedro Neto disse...

Qualquer jogador que tenha estado numa Final Europeia, conquistada pelo Benfica, tem de ser considerado Vedeta.

Nasci mais de 20 anos depois do Artur ter deixado de jogar. Conheço-o de fama e pelo que oiço é uma das referências do clube.
Comentário dele sobre o seu único jogo europeu, frente ao Ujpest (que o Rex indica no post):

"Foi um resultado de luxo. Lembro-me de um dia de forte intempérie e do andamento infernal que conseguimos imprimir desde o primeiro minuto. Aos 15 minutos já ganhávamos por 4-0! Como o Bela Guttmann era húngaro e tinha treinado o Ujpest estava muito bem informado sobre o nosso adversário. Apontou-nos logo as dificuldades que podíamos esperar. E atenção: o Ujpest era mesmo uma grande equipa. Tinha diversos jogadores de qualidade, internacionais pela selecção húngara, que nessa altura era muito forte. Eu fui capitão, jogava lá atrás, e as instruções que tínhamos na defesa eram no sentido de evitar surpresas e tomar todos os cuidados, por isso não participei muito na construção da goleada. Mas uma equipa que contava com nomes como Coluna, Cavém ou José Águas só podia mesmo entrar em campo decidida a garantir a vitória nos primeiros minutos. Por isso era tão frequente marcarmos logo de entrada. Foi o meu único jogo na Taça dos Campeões, já estava no clube há onze épocas e não concordei com uma opção do Bela Guttmann, que pretendia derivar-me para outra posição no campo. Se fosse hoje até poderia ter concordado: seguramente faria mais jogos e escusava de ter acabado a carreira com apenas 30 anos e as minhas capacidades intactas."

Anónimo disse...

Não é do meu tempo mas pelo exposto foi e é certamente um benfiquista de eleição não só como atleta mas também como pessoa. Foi certamente mais uma VEDETA que passou pela Catedral.

João Tomaz disse...

Concordo com o Pedro Neto... Quem quer que tenha vencido uma taça dos campeões europeus de águia ao peito é vedeta por definição.
Segundo julgo saber, não era o que agora se chama trinco, era central, e perdeu o lugar para o Germano. Começou na direita, acabou na direita. Os talvez trincos de 61 foram o Neto e o Cruz. No ano seguinte foram o Cavém e o Cruz.

ultrabenfica disse...

pelas indicações é vedeta...

Anónimo disse...

Grande benfiquista. Vedeta.

falsolento disse...

Bom, deixo aqui o comentário do meu pai:

"O Artur creio que era defesa direito. Não tenho recordação de que se tivesse continuado a falar muito dele depois de ter deixado de jogar. Mas dificilmente eu classificaria um jogador tanto tempo na equipa de honra do Benfica como marreta. Mas também não foi um Águas, Torres, José Augusto ou, anteriormente, Chico Ferreira, Rogério, Albino..., para não falar da VEDETA Eusébio. Enfim, embora desconhecendo o critério da classificação do site, eu não colocaria o Artur nas vedetas. Não havendo na classificação um termo intermédio -onde eu colocaria o Artur - a solução é considerá-lo marreta, mas em termos relativos. Provavelmente, é esta até a lógica da classificação do site."

Assim sendo, marreta (em minúsculas)

Corrosivo disse...

Pelo que sei ele foi tipo Veloso. Na defesa do Benfica bateu as posições todas. Mas creio que onde ele jogou mais foi a central

Anónimo disse...

V E D E T A

Johnny Lino disse...

Vedeta.. Grande jogador que foi..

Visitem:

http://abolaeredonda.blogspot.com

http://blogdochelseafc.blogspot.com

Abraço.

Vail disse...

Um sinhor!!! Vedeta. Naturalmente...

Ninja disse...

Só o seu currículo fala por sí. VEDETA

Anónimo disse...

só um jogo nas eurotaças e só dois jogos pela selecção e vcs dizem q tem um curriculo q fala por si? ou há engano nos dados no post, ou andaram tds a beber com o luisão

Anónimo disse...

Longe de ser um Germano,mas Vedeta pela sua mistica.

Anónimo disse...

Este senhor só de nome... mas não é dificil olharmos pro seu curriculum e pensarmos... "este gajo deve ter sido vedeta..." ;) Apoio a noção do Pedro Neto tb, logo este benfiquista foi VEDETA! Abraços

SusumuBenfica disse...

Tempos gloriosos, com esse curriculo, VEDETA, pois claro.


http://flopsdobenfica.blogspot.com

Sir disse...

Por muito do que já se viu aqui, uma Vedeta das antigas!

Anónimo disse...

Sobre este jogador só conheço o que li. Mesmo assim o meu veredito é VEDETA.

Anónimo disse...

Procuram-se colaboradores dispostos a criar um blog diferente, um blog que agrade a todos, o nosso Blog! Todos os interessados em juntar-se à equipa do Futebol Acima de Tudo, poderão enviar um email para mim (ivo_correiaw@hotmail.com) ou deixar um comentário na caixa de comentários do blog... Desde já obrigado a todos os que estiverem dispostos a colaborar!

Ivo Correia - www.futebolacimadetudo.blogspot.com

Talk Talk disse...

Nunca o vi jogar, nasci muito depois dele ter terminado a carreira... pelo curriculo é claro que é VEDETA!

Para quando o (filho cá da terra) José Augusto?

Anónimo disse...

Uma carreira não muito longa mas um curriculum bastante interessante. Não é dos mais falados mas pelos vistos é um benfiquista à antiga.
Vedeta pois então! :)

sherlock holmes

El Angel Exterminador disse...

Quem??

Lampião do Norte disse...

Quem foi campeão europeu de águia ao peito só pode ser:

VEDETA!

T-Rex disse...

"Contagem" encerrada!

Vedeta - MUITOS votos
Marreta - 1 voto

Veredicto: VEDETA!

PS:O "Veredicto" está encontrado, mas fiquem à vontade para deixar mais comentários que considerem pertinentes. ;)

Anónimo disse...

Obviamente não o vi jogar nem me lembro de já ter lido muita coisa sobre ele, mas por tudo o que deu ao Benfica, vedeta claramente.

Anónimo disse...

se ser vedeta é ganhar tudo o que ganhou num clube como é o grande SPORT LISBOA E BENFICA ao longo de 12 anos...Sem duvida é uma VEDETA.Certamente é uma VEDETA humilde pois nunca deu muito nas vistas.Foi capitão do BENFICA e pouca gente sabe,também teve sucesso como treinador.Ainda hoje vive o benfica como ninguém,sofre pelo BENFICA.Um verdadeiro campeão no desporto e na vida.

lenoel disse...

Tenho 60 anos ! O Benfica era grande em Portugal ate que chegou o Bella Gutman y fez o Benfica definitivamente conhecido en Europa ! E entre os onze estava Artur ! Por favor, ganhamos 3-2 e o Barcelona embarrou com 4 ou 5 bolas nos postes ! Mas ganhamos e o Artur esteve la !!! Foi o comeco de uma grande epoca para o glorioso ! E o Artur estava la !!! E um dos grandes !!! Nao se esquecam ... e definitivamente uma vedeta ! E um dos maiores ! Nao existia o Eusebio ... mas tinhamos o grande Jose Aguas ! Elegante e mortal ! Nao perdoava , nem de cabeca nem de chuto ! Mas , em definitiva o Artur , esteve ai ! obrigado Artur ! Eres um dos Grandes e Gloriosos para sempre ! TODOS TE QUEREMOS !

Vedeta ou Marreta (Facebook)

Audio(s)

Boas Ligações

  • SPORT LISBOA E BENFICA
  • Benfica na UEFA
  • RTP Desporto
  • SJPF
  • Fórum-A Voz da Águia
  • Fórum-Glorioso SLB
  • Fórum-SerBenfiquista.com
  • Adeptos do Benfica
  • A Ilí­ada Benfiquista
  • A Magia do Futebol
  • A Mão de Vata
  • Albarcuel
  • A Minha Chama
  • Agente Desportivo
  • Águias.Net
  • Alfredo Marques (Camisolas)
  • All Garb Desunited
  • Armazém Leonino
  • ARQUIVO C.F.E.L.
  • Arquivos da Bola
  • Arquivos do Vitória Setúbal
  • As Minhas Pétalas
  • ATLÉTICO C. MARINHENSE
  • Bancada Directa
  • BARREIRENSE-VELHAS GLÓRIAS
  • Benfica do... Jota ®
  • Benfica-Portugal-Shirts
  • Bola na Rede
  • Cadernetas e Cromos
  • Calcio Serie A
  • Calcio Rosso
  • Campeões de Águeda
  • Casa do Benfica - Condeixa
  • Casa do Benfica - Danbury
  • Casa do Benfica - Fall River
  • Casa do Benfica - Paul
  • Casa do Benfica - Proença-a-Nova
  • Casa do Benfica - Sesimbra
  • Casa do Benfica - Zurique
  • Cepos dos Anos 90
  • CF Belenenses
  • Cinema Notebook
  • Colecção de Cromos da Bola
  • Cromo Sem Caderneta
  • Dianabol
  • Diário de um adepto benfiquista
  • Diário de um Ultra
  • Dias Úteis
  • Em4Lyf Videos
  • Equipas da História-SCC
  • Equipas do Benfica
  • Equipas do Passado
  • Esquadrões do Futebol
  • Estádio da Luz - O Gigante de Betão
  • Eusébio +10
  • Fabrizio Miccoli.Blogspot
  • Falta de Jeito
  • Farmácia Franco
  • Festa do Golo
  • Flops Benfiquistas
  • Fluminense Eterno
  • Futebolês
  • Futebol Em Portugal
  • Futebol Português em Números
  • Futebol Resolution
  • Glórias do Passado
  • Glorioso Benfica
  • Ié-Ié (Guedelhudos)
  • VINTAGE FOOTBALL PHOTOS - I Got Cider in My Ear
  • ... Já Vai....
  • Já Joguei no Grêmio
  • João Lourenço's Collection
  • Jornal Record Vendedores de Mentiras
  • Le Foot Selon Trifon
  • Lena d'Água
  • Ligue 1 Live We provide people with news, fixtures, and results for all events of football played worldwide.
  • Linha Avançada - José Nunes
  • Live Football Online Watch Live Free Football TV Online.
  • Livre Indirecto
  • Makefoot
  • Memória Gloriosa
  • Memórias Encarnadas
  • Molho de Brócolos
  • Mística e Alma Vermelha
  • Mundo Talentoso
  • Nacional Maior
  • Não Se Mencione o Excremento
  • Nomes e Números do Futebol
  • Notícias do Futebol
  • O Coleccionador Desportivo
  • O Cromo dos Cromos
  • O Elvas - Fotos Antigas
  • O Grémio Benfiquista
  • Old School Panini
  • O Que Eu Vejo daqui, by Plaka
  • Pelicano
  • Planet Benfica UK
  • Pluribus Unum 1904
  • Ponta da Lança
  • Portal Sporting Memória
  • Portimonense 1914
  • Portugueses no Estrangeiro
  • Primeiro Toque.pt
  • Pura Terylene Virgem
  • Restos de Colecção
  • Revista Futebolista
  • Revista PLACAR
  • Santa Nostalgia
  • Sanzalangola
  • Sapo Fotos
  • SLB Camisolas Originais
  • SL Benfica Shirts
  • SLBenfica Crónicas & Imagens
  • SLBlog
  • Só Súmulas
  • Sport Mundo & Benfica
  • Susumu Lisboa e Benfica - CAMPEÕES 2004-2005
  • Tertúlia Benfiquista
  • Tesouro Verde
  • The Vintage Football Club
  • Todos Somos Portugal
  • Trivela
  • Tux Vermelho
  • Um Zero Basta!
  • Up And Down by TheWildBunch22
  • Vídeos do Glorioso
  • Who Ate All The Pies
  • Coloca Aqui O Teu Link
  • Arquivo do blogue

    Contador de Fãs

    free web counter

    Blog.com.pt

    Powered By Blogger

    SiteMeter

    Extremetracking

    eXTReMe Tracker