sexta-feira, abril 18, 2008

10º Treinador "Vedeta ou Marreta" - Béla Güttmann

Nome Completo: Béla Güttmann
Alcunha: O Feiticeiro Húngaro/ O Mago
Nacionalidade: Húngara (Naturalizado Austríaco)
Local de Nascimento: Budapeste / Hungria
Data de Nascimento: 13 de Março de 1900 (Faleceu a 28 de Agosto de 1981 em Viena)
Posição: Treinador
Altura: ?
Peso: ?
.Clubes:
1973/74 - F.C.Porto
1967 - Panathinaikos
1966/67 - Servette
1965/66 - S.L.Benfica
1964 - Áustria Viena
1963 - APOEL
1962 - Selecção Austríaca
1962 - Peñarol
1961/62 - S.L.Benfica
1960/61 - S.L.Benfica
1959/60 - S.L.Benfica
1958/59 - F.C.Porto
1958 - São Paulo
1957 - São Paulo
1956 - Peñarol
1955/56 - Lanerossi Vicenza
1954/55 - AC Milan
1953/54 - AC Milan
1951/52 - Triestina
1950/51 - Triestina
1949/50 - Pádova
1947/48 - Kispest
1946/47 - Ujpest
1946 - Ciokanul (CS Chinezul)
1945 - Vasas
1938/39 - Ujpest
1933/34 - Enschede (FC Twente)
1932/33 - SC Hakoah Wien
. Totais no S.L.Benfica: 162 Jogos (113 Vitórias / 27 Empates / 22 Derrotas)
.
Estreia: 20 de Setembro de 1959, na Luz
(S.L.Benfica 4 - Setúbal 1)
.
Último jogo: 1 de Maio de 1966, no Restelo
(Belenenses 1 - S.L.Benfica 3)
. Competições Europeias: 22 Jogos (14 Vitórias / 3 Empates / 5 Derrotas)
.
Estreia: 29 de Setembro de 1960, em Edimburgo
(Hearts 1 - S.L.Benfica 2)
.
Último jogo: 9 de Março de 1966, na Luz
(S.L.Benfica 1 - Man. United 5)
. Seleccções(1):
Áustria - Treinador em 1962
.
Participações em Campeonatos do Mundo(0):
.
Participações em Campeonatos da Europa(0):
. Palmarés (Treinador):
2 Campeonatos Húngaros - 1938/39 e 1946/47 (Ujpest)
1 Taça Mitropa - 1938/39 (Ujpest)
1 Campeonato Holandês - 1933/34 (Enschede)
1 Campeonato Italiano - 1954/55 (A.C.Milan)
1 Campeonato Uruguaio - 1956 (Peñarol)
1 Campeonato Paulista - 1957 (São Paulo)
3 Campeonatos Nacionais - 1958/59 (F.C.Porto) e 1959/60 e 1960/61 (S.L.Benfica)
1 Taça de Portugal - 1961/62 (S.L.Benfica)
2 Taças dos Clubes Campeões Europeus - 1960/61 e 1961/62 (S.L.Benfica)
. Palmarés (Jogador):
2 Campeonatos Húngaros - 1919/20 e 1920/21 (MTK Hungária FC)
1 Campeonato Austríaco - 1924/25 (SC Hakoah Wien)
1 U.S. CUP - 1929 (New York Hakoah)
. Curiosidades:
- Médio centro de excelentes qualidades, Béla Güttmann conquistou diversos troféus alinhando no MTK Hungária FC (Hungria), no SC Hakoah Wien e no FC Vienna (Áustria) e ainda no Brooklyn Wanderers, nos New York Giants, no New York Hakoah, no New York Soccer Club e no Hakoah All Stars (Estados Unidos da América). Foi internacional húngaro e alinhou nos Jogos Olímpicos de 1924 em Paris.
- A dança era outra das suas grandes paixões, actividade essa que, como professor, conciliou sempre de forma exemplar com a actividade futebolística.
- Foi emigrante nos Estados Unidos da América onde enriqueceu e empobreceu num ápice, com o "Crash" bolsista de 1929. Retornaria à Europa, e à Áustria, o seu país adoptivo.
- Com métodos considerados muito avançados para a época, Béla Güttmann obrigava os seus atletas a vários dias de abstinência sexual antes dos jogos: "Putanas não. Putanas nunca." Célebres são também as "vitaminas" que, em forma de comprimidos, tantas vezes distribuía pelos diversos elementos do plantel.
- Güttmann lançou uma "maldição" que perdurou até aos dias de hoje: "Nem daqui a cem anos uma equipa portuguesa será bicampeã europeia e o Benfica jamais ganhará uma Taça dos Campeões sem mim". De facto, antes da final de 1990, precisamente disputada em Viena onde "O Feiticeiro" está sepultado num cemitério judeu, contíguo ao Estádio Prater, Eusébio chorou sobre a sua campa, rezando pela sua alma e aproveitando para pedir aos deuses que absolvessem o clube encarnado da tal maldição lançada pelo húngaro. De nada valeram as preces do King...
- Considerado uma das mais importantes figuras do futebol português, faz parte da lista dos 100+ do jornal A Bola.
.
Veredicto: O Feiticeiro Húngaro

26 comentários:

Anónimo disse...

Sem discussão possivel, Vedeta, em minha opinião "A" vedeta no que respeita a treinadores.

Unknown disse...

E q falta fazia ele agora! Vedeta

Anónimo disse...

Um dos grandes nomes do Glorioso Benfica, sem a menor das dúvidas.

Descobriu o que era a mística e muito falou dela pois nunca antes em lugar algum sentira nada igual.

A maldição do cigano perdura mas o veredicto será certamente unânime: VEDETA

Anónimo disse...

Diria mesmo que a maldição só existe porque depois dele poucos tiveram a mesma qualidade

Anónimo disse...

Bem numa semana de pesadelo (as voltas que o feiticeiro deve estar a dar ao ver o glorioso neste estado) talvez o maior treinador da história do SPORT LISBOA E BENFICA.
Bella Gutman veio da Hungria para ajudar a tornar o Glorioso eterno e um dos maiores clubes Mundiais.
Foi um grande jogador e está no início do que foi o futebol moderno com a mitica selecção da Hungria do Puskas e Compª. Tem sucesso com o MTK e depois de treinar em varios paises sempre com sucesso vem para Portugal treinar os Andrades que então eram ridicularizados em tudo o que era sitio. Começa aí a sua aurea de feiticeiro pois incrivelmente é campeão com meia duzia de estarolas num titulo decidido por 3 golos á maior (já agora foi o tal ano do Calabote que os paineleiros parvos tanto falam que serviu tanto que o campeão foi... o Porto). Para além disso tinha uma grande inteligencia e sabedoria e viu que milagres acontecem 1 vez, que o Benfica tinha um plantel de luxo logo para não renovar o contrato goza com os Andrades falando-lhes do clima agreste que a mulher não gostava e vai cumprir o destino na Luz.
Bem depois já sabem da história simplesmente fez do Glorioso a maior e melhor equipa da Europa e no Mundo talvez só o Santos do Péle fosse superior. No 1º ano é campeão facilmente e depois nos seguintes para além do titulo em 61 e taça em 62 é apenas bicampeão Europeu. Faz apenas uma maquina de jogar futebol, de marcar golos, uma equipa fabulosa.
Depois de ganhar tudo em 61 no ano seguinte só recebe o Eusébio o "minino" com ele lhe chamava que era ouro como no 1º treino disse ao seu adjunto Caiado e claro é novamente Campeão Europeu contra o mitico Real Madrid que vinha de 5 taças consecutivas. Era um tecnico já avançado no seu tempo tendo por base a grande preparação fisica e principalmente o ataque que era sempre demolidor com a filosofia do podemos sofrer 3 mas se marcamos 4 ganhamos. Para além disso não havendo substituições mudava na equipa pondo medios a avançados e defesas a médios (na final com o Real começou com o Cavem a marcar o Puskas com os resultados que se sabem 3 golos, depois ao intervalo avançou o Germano para cima e recuou o Cavém e deu a volta ao jogo) e até a nivel da psicologia era notável como o celebre intervalo da final de Viena onde a perder por 3-2 diz só ao jogadores que o jogo estava ganho que o Real estava muito cansado e foi precisamente o que aconteceu.
No final de 62 com tudo ganho pede rios de dinheiro para ficar e claro acaba por sair pondo a celebre maldição do "Benfica nunca mais será Campeão Europeu sem mim" que perdura e perdura apesar das mais 5 finais feitas.
Nos anos seguintes tenta-se sempre o seu regresso (com as finais perdidas o panico da maldição) mas pede cada vez mais dinheiro, chega a recusar os Lagartos pelo coração benfiqusita "não posso treinar um clube que todos os jogos está contra o Benfica" e só em 65 regressa. Já não era o mesmo os jogadores também não o recebem como dantes e falha tudo saindo a mal.
Por tudo é uma figura mitica do clube e do futebol Mundial deu-nos talvez o estatuto que ainda hoje perdura é repito o melhor treinador de sempre do clube uma SUPER E MITICA VEDETA.

P.S- Tinha a fama de dar uns comprimidos estranhos aos jogadores que sempre negaram apesar por exemplo da morte do Pavão do Porto ser sobre o seu comando. Como dizia o Mitico José Águas o Doping era outro um Whisky dupplo antes dos jogos.

António C. Pereira disse...

VEDETA

Tiagojcs disse...

Grande vedeta ! Uma pessoa que os benfiquistas , apesar de tudo , devem recordar sempre e para sempre !

JNF disse...

Acho que encontrámos aqui, neste blog, o nosso treinador para a próxima época. Mesmo morto, daria um grande jeito. VEDETA, pois claro.

Fernando Ramos disse...

PORQUE NÃO VOA A ÁGUIA

A Águia não voa porque não a deixam voar

Meus amigos para mim a Águia não voa, porque o sistema corrupto que actualmente vigora no Futebol Português está instalado só para prejudicar o Benfica

Tudo tem feito para o Benfica não ganhar nada, e no Jogo com o Sporting isso aconteceu

Vimos aos 9 minutos que o Sporting fez um penalty sobre o Di Maria e o Sr. árbitro não marcou, o jogador do Sporting fez penalty sobre Luisão e o Sr. do Apito não marcou

O 3º Golo do Sporting foi fora de jogo para ai um metro, e o Sr. árbitro ai marcou golo a favor do Sporting.

Não era possível ganhar aquele jogo, mesmo que os jogadores tivessem estado infelizes, naqueles 26 minutos fatais, mesmo que o treinador Chalana tivesse cometido o erro de tirar o Di Maria, e ter metido um jogador de nível duvidoso, o Senhor do Apito tudo iria fazer para que o Benfica não ganhasse, nem que o resultado fosse por 10-9

Isto tem se passado quase todas as semanas, e o Fcporto tem sido vergonhosamente beneficiado pelos senhores do Apito, e por toda gente instalada no sistema, nós não queremos ser beneficiados por ninguém, só exigimos a verdade do jogo

O Sporting assiste e lá se vai contentando com umas migalhas, ainda não perceberam que são a muleta do fcporto só recebem umas migalhas, já se contentam com um 2º lugar, que para nós é igual ao último, porque nós queremos é títulos e por isso não deixam a Águia voar

E depois os dirigentes do Benfica também tem culpa, porque vêm os canais de televisão levar anos, atrás de anos a ter comentadores a representar o Benfica, que mais mal tem feito ao clube do que bem, são uma lástima.

São gozados pelos senhores do Sporting e fcporto. Chegando ao ponto de elogiar estas duas equipas em alguns jogos, quando toda a gente viu que esses jogos foram ganhos com as ajudas dos árbitros, e até dizem que o fcporto merece ser campeão porque foi a melhor equipa, mas esse senhores estão doidos?

Então, só nos últimos 4 jogos da liga o porto ganhou 3 com os favores da arbitragem, tem o jogo contra o Leixões que o 2º golo que deu a vitória foi marcado num escandaloso fora de jogo, o golo da vitória sobre o Belenenses foi no fim do jogo num pénalti inventado pelo Sr. apitador, e o 2º golo do fcporto no ultimo jogo com o Setúbal foi marcado com ajuda da mão., e já não falo em outros jogos passados, e depois vem estes comentadores que se dizem do Benfica, dizer que o fcporto é um digno vencedor da liga... Só podem estar a gozar com os sócios e adeptos do Benfica, e as nossa direcções assistem a isto tudo sem pestanejar

O que é que as direcções do Benfica estão à espera para pedir a essa gente que se diz do Benfica para saírem desses programas, causa náuseas as 2ª e 3ª feiras, e na rádio está minada por pessoas ligadas ao Sporting e fcporto que todos os dias nos achincalham!

Porque andamos a dar de mamar a esta gente toda, ainda agora fomos buscar o jogador Amorim ao Belenenses, quando ele não é por ai grande jogador para o Benfica (se fosse assim tão bom não vinha para cá com 23 anos), teria sido bem melhor ir buscar um barco cheio de jogadores ao Brasil por 20% do que vamos pagar ao Belenenses, e de certeza viriam 2 ou 3 jogadores superiores ao Amorim, e isto anda acontecer todos os anos, compramos jogadores de 2º nível, e já se fala que vem para o clube um tal Jorge Ribeiro que saiu das nossas escolas , e por onde andou só nos gozou e a nos tratou mal, onde está o respeito que os atletas devem ao clube, eu nem quero acreditar que esse mau caracter volta para o Benfica, estamos a dormir certamente?

Porque não apostamos nas nossas escolas, porque não lançamos todos os anos 2 ou 3 jogadores das escolas?
Temos o caso do Moreira que está lá para 3º Guarda Redes, quando todos sabemos que ele é um bom jogador. E andamos a pagar um ordenado alto a um Guarda redes alemão, quando o Moreira é bem melhor e mais barato,

Porque a Direcção não pede aos sócios para deixarem de comprar jornais desportivos, que outra coisa não fazem se não nos achincalhar todos os dias e venderem jornais à nossa custa, porque os seus jornalistas são quase todos ligados ao Sporting e fcporto?
Porque não passamos o nosso jornal a bi ou a tri semanário, agora até há jornais de borla, porque ganham o dinheiro na publicidade, quando é que colocamos gente profissionalmente boa nos lugares certos?

Porque não pedimos aos adeptos do clube para não irem aos estádios dos adversários? Porque os andamos alimentar à nossa custa?

Que ninguém lá vá, os jogadores são suficientemente profissionais para entenderem esse nosso gesto, e eles sabem que temos razão, só temos é de os motivar e dizer-lhes que o jogo tem de ser feito com alegria, e eles darem tudo pela camisola e pelo emblema que representam. Vamos encher sempre o nosso maravilhosos Estádio em todos os jogos, nem que seja contra uma equipa mais fraca.

E lutar sempre contra os apitos dourados, e com os árbitros que viajam para o Brasil com passagens pagas pelo fcporto

E depois há equipas que estendem a passadeira ao Fcporto, quando nos jogos contra o Benfica os seus jogadores tudo fazem para lesionar os nossos, com entradas violentas, e lá passamos um grande numero de jogos sem os atletas, e os Senhores do apito nada fazem, mas quando uma outra entrada mais dura dos nossos jogadores, ou quando o capitão da equipa diz alguma coisa, lá vem o amarelo ou são postos na rua, e andamos nós a pactuar com tudo isto

Porque é que a direcção do Benfica não enche o nosso estádio com câmaras de filmar (sejam 20, 30 ou 40 o que for) e pelo menos os jogos em casa são filmados por profissionais ligados ao Benfica, e no mesmo dia do jogo e os outros a seguir mostrávamos as imagens para verem com somos prejudicado, fazíamos uma campanha contra as arbitragens e os Senhores dos órgãos que gerem isto tudo, nem que isso nos custasse dinheiro em multas ou pontos perdidos, nesta situação também não ganhamos nada!

Eu sei que estou a ser radical com isto, mas o mal tem de ser combatido, já chega de andarem a fazer mal à nossa Águia.

O que ganhamos por sermos simpáticos, não dizer nada e tratarmos os outros com luvas de pelica, o que tem ganho o clube com isso?

Temos é de denunciar tudo que nos prejudica e deixarmos de ser boa gente nesta corrupção, não vale a pena ser boa gente, e por isso a Águia não voa, nem nunca mais voará enquanto os outros vão engordando com a batota, a corrupção e a inverdade desportiva, não percebendo eles que uma mentira nos resultados desportivos é sempre uma mentira e nunca passará a verdade

Tiago disse...

Enorme Vedeta. O melhor treinador da história do futebol português.

Parece que o Benfica está destinado a lançar pra alta roda os treinadores "avançados" no tempo...

Bella Guttman
Sven Goran Ericksson
José Mourinho

Podiamos descobrir mais uma para a próxima época...

Tiagojcs disse...

Vamos apoiar o Glorioso neste momento dificil !

Anónimo disse...

Vedeta, como é evidente, mas escusava é de ter mandado a MALDIÇÃO, para cima do glorioso...

À poucos dias em New York, nas fundações do novo Estádio dos Yankees descobriram uma camisola de um jogador dos Red Sox, os seus grandes rivais, ainda por cima era do batedor que tinha virado uma série dos Play-off's de 3-0 a favor dos Yankees, para 4-3 a favor dos Red Sox!!! A camisola foi lá colocada por um adepto dos Red Sox, tentando colocar uma MALDIÇÃO no novo Estádio. Será que temos que desenterrar o Gutttman?!!!

Glorioso11385 disse...

O treinador VEDETA.

Aperta-Pitons disse...

Vedeta, sem dúvida.

Visitem
http://apertapitons.blogspot.com

Pedro Neto disse...

Atrevo-me a dizer que foi o treinador mais importante da história do Benfica. Modernizou o clube, e trouxe a responsabilidade e o profissionalismo.

Não é apenas Vedeta, é uma categoria própria dentro do espaço dos treinadores, tal como a categoria Eusébio nos jogadores. E a maldição nunca mais acaba...

Anónimo disse...

VEDETA e pronto!

(Chamo a atenção para o facto de no palmarés as taças dos campeões não estarem escritas a vermelho ;) )

Tiagojcs disse...

Grande VEDETA !

Legion disse...

se Eusébio foi o maior jogador da história do Benfica, então Güttmann foi o maior treinador.

carismático, genial, ninguém como ele definiu a Mística do Benfica.

só aquela maldição...

VEDETA, que não hajam quaisquer dúvidas!

MAD*MAX disse...

VEDETA, pois claro!

PS: a ultima foto, a d'bode... desconhecia completamente!!!

Deusébio disse...

Vedeta sem margem para duvidas!

Anónimo disse...

Vedeta sem duvida nenhuma.


http://orgulhosopornaosercorrupto.blogspot.com/

Anónimo disse...

VEDETA pois claro.

B. Maia disse...

Vedeta

Anónimo disse...

ui ui o melhor treinador da nossa historia.vedeta

Anónimo disse...

Vedeta, mas essa maldição não me sai da cabeça e acho que só por isso o homem não devia ser tão idolatrado como o fazem. Parece que até agora perdurou...

Anónimo disse...

Quem modernizou o clube não foi Guttmann, mas o seu Otto Glória (ninguém fala dele, mas também foi um dos melhores treinadores de sempre do Benfica e do futebol português).

Mas é claro que o húngaro foi uma grande vedeta do Benfica.

Esta maldição não passa de uma treta psicológica.

Vedeta ou Marreta (Facebook)

Audio(s)

Boas Ligações

  • SPORT LISBOA E BENFICA
  • Benfica na UEFA
  • RTP Desporto
  • SJPF
  • Fórum-A Voz da Águia
  • Fórum-Glorioso SLB
  • Fórum-SerBenfiquista.com
  • Adeptos do Benfica
  • A Ilí­ada Benfiquista
  • A Magia do Futebol
  • A Mão de Vata
  • Albarcuel
  • A Minha Chama
  • Agente Desportivo
  • Águias.Net
  • Alfredo Marques (Camisolas)
  • All Garb Desunited
  • Armazém Leonino
  • ARQUIVO C.F.E.L.
  • Arquivos da Bola
  • Arquivos do Vitória Setúbal
  • As Minhas Pétalas
  • ATLÉTICO C. MARINHENSE
  • Bancada Directa
  • BARREIRENSE-VELHAS GLÓRIAS
  • Benfica do... Jota ®
  • Benfica-Portugal-Shirts
  • Bola na Rede
  • Cadernetas e Cromos
  • Calcio Serie A
  • Calcio Rosso
  • Campeões de Águeda
  • Casa do Benfica - Condeixa
  • Casa do Benfica - Danbury
  • Casa do Benfica - Fall River
  • Casa do Benfica - Paul
  • Casa do Benfica - Proença-a-Nova
  • Casa do Benfica - Sesimbra
  • Casa do Benfica - Zurique
  • Cepos dos Anos 90
  • CF Belenenses
  • Cinema Notebook
  • Colecção de Cromos da Bola
  • Cromo Sem Caderneta
  • Dianabol
  • Diário de um adepto benfiquista
  • Diário de um Ultra
  • Dias Úteis
  • Em4Lyf Videos
  • Equipas da História-SCC
  • Equipas do Benfica
  • Equipas do Passado
  • Esquadrões do Futebol
  • Estádio da Luz - O Gigante de Betão
  • Eusébio +10
  • Fabrizio Miccoli.Blogspot
  • Falta de Jeito
  • Farmácia Franco
  • Festa do Golo
  • Flops Benfiquistas
  • Fluminense Eterno
  • Futebolês
  • Futebol Em Portugal
  • Futebol Português em Números
  • Futebol Resolution
  • Glórias do Passado
  • Glorioso Benfica
  • Ié-Ié (Guedelhudos)
  • VINTAGE FOOTBALL PHOTOS - I Got Cider in My Ear
  • ... Já Vai....
  • Já Joguei no Grêmio
  • João Lourenço's Collection
  • Jornal Record Vendedores de Mentiras
  • Le Foot Selon Trifon
  • Lena d'Água
  • Ligue 1 Live We provide people with news, fixtures, and results for all events of football played worldwide.
  • Linha Avançada - José Nunes
  • Live Football Online Watch Live Free Football TV Online.
  • Livre Indirecto
  • Makefoot
  • Memória Gloriosa
  • Memórias Encarnadas
  • Molho de Brócolos
  • Mística e Alma Vermelha
  • Mundo Talentoso
  • Nacional Maior
  • Não Se Mencione o Excremento
  • Nomes e Números do Futebol
  • Notícias do Futebol
  • O Coleccionador Desportivo
  • O Cromo dos Cromos
  • O Elvas - Fotos Antigas
  • O Grémio Benfiquista
  • Old School Panini
  • O Que Eu Vejo daqui, by Plaka
  • Pelicano
  • Planet Benfica UK
  • Pluribus Unum 1904
  • Ponta da Lança
  • Portal Sporting Memória
  • Portimonense 1914
  • Portugueses no Estrangeiro
  • Primeiro Toque.pt
  • Pura Terylene Virgem
  • Restos de Colecção
  • Revista Futebolista
  • Revista PLACAR
  • Santa Nostalgia
  • Sanzalangola
  • Sapo Fotos
  • SLB Camisolas Originais
  • SL Benfica Shirts
  • SLBenfica Crónicas & Imagens
  • SLBlog
  • Só Súmulas
  • Sport Mundo & Benfica
  • Susumu Lisboa e Benfica - CAMPEÕES 2004-2005
  • Tertúlia Benfiquista
  • Tesouro Verde
  • The Vintage Football Club
  • Todos Somos Portugal
  • Trivela
  • Tux Vermelho
  • Um Zero Basta!
  • Up And Down by TheWildBunch22
  • Vídeos do Glorioso
  • Who Ate All The Pies
  • Coloca Aqui O Teu Link
  • Arquivo do blogue

    Contador de Fãs

    free web counter

    Blog.com.pt

    Powered By Blogger

    SiteMeter

    Extremetracking

    eXTReMe Tracker