domingo, fevereiro 13, 2011

Nº205 - Armando Sá


Nome Completo: Armando Miguel Correia de Sá
Alcunha: ?
Nacionalidade: Moçambicana
Local de Nascimento: Maputo / Moçambique
Data de Nascimento: 16 de Setembro de 1975
Posição: Defesa-Direito
Altura: 1,76m
Peso: 71Kg

Clubes:
2009/10 - Sepahan FC - 12 Jogos / 0 Golos
2008/09 - Sepahan FC - 23 Jogos / 1 Golo
2007/08 - Foolad FC - 16 Jogos / 0 Golos
2006/07 - Leeds United - 11 Jogos / 0 Golos
2006/07 - Espanyol - ? Jogos / ? Golos
2005/06 - Espanyol - 20 Jogos / 1 Golo
2004/05 - Villarreal - 20 Jogos / 0 Golos
2003/04 - S.L.Benfica - 19 Jogos / 0 Golos
2002/03 - S.L.Benfica - 15 Jogos / 1 Golo
2001/02 - S.L.Benfica - 14 Jogos / 0 Golos
2001/02 - Braga - 16 Jogos / 0 Golos
2000/01 - Rio Ave - 34 Jogos / 3 Golos
1999/00 - Rio Ave - 29 Jogos / 1 Golo
1998/99 - Rio Ave - 19 Jogos / 0 Golos
1997/98 - SC Vila Real - ? Jogos / ? Golos
1996/97 - Bragança - ? Jogos / ? Golos
1995/96 - Vilafranquense - 29 Jogos / 1 Golo
1994/95 - Vilafranquense - 0 Jogos / 0 Golo
"Formação"
1991/92->1993/94 - Belenenses


Totais no S.L.Benfica: 56 Jogos / 1 Golo
(Campeonato 48/1, Taça de Portugal 3/0 e Eurotaças 5/0)

Estreia: 27 de Janeiro de 2002, no Bonfim
(Vit. Setúbal 1 - S.L.Benfica 1) - Com Jesualdo Ferreira

Último jogo: 16 de Maio de 2004, no Jamor
(FC Porto 1 - S.L.Benfica 2) - Com José António Camacho


Primeiro golo: 15 de Março de 2003, na Figueira da Foz
(Académica 1 - S.L.Benfica 4) - Marcou o 0-1 aos 11'

Último golo: 15 de Março de 2003, na Figueira da Foz
(Académica 1 - S.L.Benfica 4) - Marcou o 0-1 aos 11'


Competições Europeias: 5 Jogos / 0 Golos

Estreia: 15 de Outubro de 2003, no Estádio do Bessa
(S.L.Benfica 1 - RAAL La Louviére 0) - Com José António Camacho

Último jogo: 25 de Março de 2004, no Giuseppe Meazza
(Inter 4 - S.L.Benfica 3) - Com José António Camacho


Selecção (Moçambique): 21 Jogos / 0 Golos


Palmarés:
1 Taça de Portugal - 2003/04 (S.L.Benfica)
1 Taça Intertoto - 2004 (Villarreal CF)
1 Taça do Rei - 2005/06 (RCD Espanyol)
1 Campeonato do Irão - 2009/10 (Sepahan FC)


Curiosidades:
- Armando Sá começou a jogar futebol (em Portugal) nos escalões de formação do CF Os Belenenses.
- Com a passagem a sénior ingressou no Vilafranquense. Passou depois pelo Bragança e pelo Vila Real, até chegar ao Ro Ave onde se estreou na 1ª Divisão e começou então a dar nas vistas.
- Foi contratado pelo SC Braga em 2001/02 e a meio da época seguiu para a Luz, acompanhado de Tiago Mendes. O negócio rendeu 3 milhões de euros aos arsenalistas e contemplou também a contratação de Ricardo Rocha, que se manteve em Braga até final da época.
- Esteve na Luz até 2003/04 e fez parte da equipa de Camacho que "roubou" a Taça de Portugal a José Mourinho, produzindo algumas boas exibições durante as 2 temporadas e meia de águia ao peito.
- Um tanto surpreendentemente (ou não) viria a ser vendido ao Villarreal por cerca de 1,5 milhões de euros. Seria o substituto natural de Belletti, entretanto vendido ao Barcelona, mas acabaria por não convencer os homens do Submarino Amarelo. Seguiram-se passagens pelo Espanyol de Barcelona e pelo Leeds United de Inglaterra.
- Aos 32 anos experimentou jogar no Irão. Começou no Foolad, treinado pelo seu sogro, o português Augusto Inácio, e ainda fez mais 2 temporadas no Sepahan.
- Na falta de informações em contrário, julgo que aos 35 anos tenha deixado de jogar, embora não tenha ainda pendurado definitivamente as chuteiras: no CAC da Pontinha é agora treinador-adjunto dos Juniores B (Sub 17).

Veredicto: MARRETA!

25 comentários:

O GLORIOSO disse...

Um bom regresso numa altura em que os nossos Campeões estão com o rolo compressor do JJ em acção, um nome recente que enfim não sendo nada de outro Mundo é ume VEDETA mesmo pequenina o Armando Sá.
Veio de Moçambique este lateral-direito e depois de vaguear por alguns clubes é no Rio Ave que dá nas vistas. Tinha cultura tactica, podia-se considerar rápido, defendia razoavelmente e a cruzar não se dasajeitava, portanto um bom Jogador. Como disse no Rio Ave destaca-se claramente como um dos bons laterais do campeonato e fala-se dos corruptos como destino. Bem não foi os corrutos mas foi um do satelites neste caso o de Braga onde sencionalmente é transferido em 2001. Volta a dar nas vistas e o nome aquece o mercado em Dezembro.
O nosso Benfica estava ainda a recuperar de Damásios e Azevedos por isso andava mal. A "equipa maravilha" do nosso Presidente com Drulovic, Zahovic, Simão, Mantorras e outros bem piores estava em perda depois do Duarte Gomes ter feito uma exibição exemplar no Derby na Luz e o Lucílio o serviçinho completo no Bessa o que provoca a saída de Toni, a entrada de... Meu Deus a besta do Prof. Ferreira e a perda do Special One para o clube Corrupto. Vende-se Meira ao Estugarda e com vai-se a Braga ao amigo Salvador buscar o Tiago, o Ricardo Rocha e o Armando. É o que se chama o 3 em 1 que eram só os 3 melhores (com o Quim que veio 3 anos mais tarde) jogadores da equipa.
Tiago e Armando vieram logo o Ricardo acabou a epoca em Braga apenas para por exemplo marcar e derrotar o antigo grande clube de nome Sporting, agora mais conhecido pelo submisso do Lumiar.
Bem Armando é obvio pegou logo de estaca pois o seu rival era esse portento do Cabral. Faz até bons jogos mesmo com o estupido penalti no WC no ultimo minuto que nos impede mais uma vitoria naquela Casa de Banho. No ano seguinte seria dono do lugar até ao bendito dia que o Prof. é despedido. A história é conhecida pois Chalana poe Miguel a defesa-direito e assim começa e lenda. Com Camanho perde a titularidade mas continua a ser muitas vezes opção até na esquerda (também tenho Critiano percebe-se).
Em 2003-2004 continua com boa participação na equipa mesmo não sendo titular absoluto. Aliás parte da epoca obriga mesmo Camacho a adiantar Miguel pois Armando Sá está em grande forma. Ganha a taça sendo titular e de facto era dos bons valores da equipa.
No verão é surprendemente vendido ao Villarreal. Não se percebeu bem apesar do bom encaixe pois mesmo Campeões todos se lembram os problemas com Miguel nesse ano e o pesadelo que era o tal de Amoreirinha.
Faz carreira em Espanha onde também joga no Espanhol e acho que agora dá uns toques vejam bem no Irão.
Enfim como disse um bom Jogador que respeitou o nosso Manto Sagrado, ganhou 1 taça (ao Mourinho) uma VEDETA sem favor (fosssem todos como ele).

P.S- Sinceramente só me lembro de 1 golo á Académica numa boa jogada com o Simão. Tem um jogo enorme na Luz com o Inter onde massacramos e não marcamos numa exibição do outro mundo do Toldo.

JNF disse...

Há um famoso adepto na Luz que leva sempre a camisola dele para os jogos. Mas o Armando era MARRETA.

RedOfficer disse...

N era um sobredotado, mas era um elemento válido e competente. Por isso, vedeta.

Anónimo disse...

VEDETA. Um jogador muito útil na altura, que fez um grande jogo contra o Inter (como é que conseguimos não ganhar esse jogo?). Sempre gostei dele, foi um profissional exemplar e gosto de ouvi-lo falar da sua passagem pelo Benfica.

Anónimo disse...

Vedeta. Era um bom jogador e foi um dos destaques da equipa que venceu a Taça ao Porto de Mourinho.

Dâmaso disse...

Os conhecimentos do futebol ainda lhe chegaram para casar com a filha do Submisso/Porco Inácio, sendo portanto seu genro. Mas quanto a futebol, acho que não chega lá. Digamos que é um MARRETA +.

Constantino disse...

Do genro do inacio não tneho grandes saudades. Se bem me lembro, a defender era tão estanque como um passador de puré. Mas nem era mau a atacar. Parecido com ele só o Nelson, rapido, razoavel tecnicamente, sacava uns centros mais ou menos mas depois a defender nã percebia bem se era lateral ou se era ponta de lança.
Por muito que tente, não consigo considera-lo vedeta, apesar que careca como era, neste momento tinha lugar na defesa do SLB. Sempre o achei mais com pinta de musico de hip hop do que de jogador da bola.

Anónimo disse...

Um jogador razoável e que acabou por ser um excelente negócio. Não considero que seja marreta, mas para ser vedeta teria que ser jogador com pinta de titular. Em qualquer período normal do Benfica, nunca teria passado do banco, portanto MARRETA.

Alguém se lembra de ele fazer 2, ou 3 fintas diabólicas contra o Inter?

Glorioso11385 disse...

Não é fácil decidir, mas opto por Marreta.

Só uma correcção ao texto de O Glorioso: quem fez o servicinho no Bessa que levou à saída do Toni, não foi o Lucílio Baptista, mas o Pedro Proença, numa das mais vergonhosas arbitragens que já vi (ao nível de um Olegário Benquerença, por exemplo).

Anónimo disse...

marreta esforçado e respeitável... aliás digo o mesmo do fernando aguiar.

Ze da Luz disse...

Deu o que tinha e foi um excelente negócio.
Tantos marretas aqui foram chamados de vedeta, seria injusto.
Vedetinha.

Anónimo disse...

marreta

Anónimo disse...

Foi um jogador razoável, apesar de não ser um bom jogador na altura deu o que tinha.

VEDETA

Rui Magalhães disse...

Marreta.

Considero-o pior que o Nélson.

Mas sem dúvida esforçado e útil.
Tipo Dos Santos.

Papabimbos disse...

Marreta.

Unknown disse...

Esse jogo do Inter na Luz ainda o tenho bem vincado na memória e sei perfeitamente como é que o resultado ficou 0-0. A tal "exibição do outro mundo" do Toldo a que o Glorioso se refere foi mais exactamente um compêndio da arte de queimar tempo desde o primeiro minuto com a complacência completa do bufador de serviço, vulgo árbitro.
Ele ia buscar a bola a um lado da baliza para depois a por em jogo na ponta oposta da pequena área, atirava-se para o chão a rebolar com o mais fraco remate que se possa conceber, simula lesões atrás de lesões e chega ao cúmulo de pedir a um colega para bater os pontapés de baliza. Ficava largos segundos a esbracejar para os colegas antes de pontapear a bola e todos os foras de jogo até metade do seu meio campo eram marcados por ele. Não devo estar a exagerar muito se disser que em 90 minutos, 20 foram queimados por esse mestre das "bolas paradas" que dá pelo nome de Francesco Toldo.
Levou um amarelo a menos de 10 minutos do fim quando o estádio todo já lhe chamava FDP em todas as linguas.

Quanto ao busílis... o Armando era esforçado mas isso só não chega. Marreta!

saviolz. disse...

Embora tivesse sido útil ao Benfica não deixa de ser MARRETA.

PWFH disse...

Esforçado ... mas fraquinho!

MARRETA

Anónimo disse...

Tinha o condão de tornar a bola quadrada quando a tinha nos tijolos. Por isso: marreta.

pcssousa disse...

Mini-vedeta...

Anónimo disse...

Marreta...foi vulgarizado pelo Candido Costa num jogo com os andrades...

Anónimo disse...

Marreta +, porque sim.

Anónimo disse...

Não o suficiente para ser Vedeta.
Embora Marreta também não seja o ideal.
Terá que se MARRETA.

T-Rex disse...

"Contagem" encerrada!

Marreta - 16 votos
Vedeta - 7 votos

Veredicto: MARRETA!

PS:O "Veredicto" está encontrado, mas fiquem à vontade para deixar mais comentários que considerem pertinentes. ;)

sloml disse...

Foi um jogador que sempre deu tudo o que tinha pela nossa camisola, o que é de assinalar. No entanto, não está à altura de figurar no mesmo patamar que monstros sagrados como os campeões europeus da década de 60. Teria de dizer marreta, mas porque não há classificação intermédia.

Vedeta ou Marreta (Facebook)

Audio(s)

Boas Ligações

  • SPORT LISBOA E BENFICA
  • Benfica na UEFA
  • RTP Desporto
  • SJPF
  • Fórum-A Voz da Águia
  • Fórum-Glorioso SLB
  • Fórum-SerBenfiquista.com
  • Adeptos do Benfica
  • A Ilí­ada Benfiquista
  • A Magia do Futebol
  • A Mão de Vata
  • Albarcuel
  • A Minha Chama
  • Agente Desportivo
  • Águias.Net
  • Alfredo Marques (Camisolas)
  • All Garb Desunited
  • Armazém Leonino
  • ARQUIVO C.F.E.L.
  • Arquivos da Bola
  • Arquivos do Vitória Setúbal
  • As Minhas Pétalas
  • ATLÉTICO C. MARINHENSE
  • Bancada Directa
  • BARREIRENSE-VELHAS GLÓRIAS
  • Benfica do... Jota ®
  • Benfica-Portugal-Shirts
  • Bola na Rede
  • Cadernetas e Cromos
  • Calcio Serie A
  • Calcio Rosso
  • Campeões de Águeda
  • Casa do Benfica - Condeixa
  • Casa do Benfica - Danbury
  • Casa do Benfica - Fall River
  • Casa do Benfica - Paul
  • Casa do Benfica - Proença-a-Nova
  • Casa do Benfica - Sesimbra
  • Casa do Benfica - Zurique
  • Cepos dos Anos 90
  • CF Belenenses
  • Cinema Notebook
  • Colecção de Cromos da Bola
  • Cromo Sem Caderneta
  • Dianabol
  • Diário de um adepto benfiquista
  • Diário de um Ultra
  • Dias Úteis
  • Em4Lyf Videos
  • Equipas da História-SCC
  • Equipas do Benfica
  • Equipas do Passado
  • Esquadrões do Futebol
  • Estádio da Luz - O Gigante de Betão
  • Eusébio +10
  • Fabrizio Miccoli.Blogspot
  • Falta de Jeito
  • Farmácia Franco
  • Festa do Golo
  • Flops Benfiquistas
  • Fluminense Eterno
  • Futebolês
  • Futebol Em Portugal
  • Futebol Português em Números
  • Futebol Resolution
  • Glórias do Passado
  • Glorioso Benfica
  • Ié-Ié (Guedelhudos)
  • VINTAGE FOOTBALL PHOTOS - I Got Cider in My Ear
  • ... Já Vai....
  • Já Joguei no Grêmio
  • João Lourenço's Collection
  • Jornal Record Vendedores de Mentiras
  • Le Foot Selon Trifon
  • Lena d'Água
  • Ligue 1 Live We provide people with news, fixtures, and results for all events of football played worldwide.
  • Linha Avançada - José Nunes
  • Live Football Online Watch Live Free Football TV Online.
  • Livre Indirecto
  • Makefoot
  • Memória Gloriosa
  • Memórias Encarnadas
  • Molho de Brócolos
  • Mística e Alma Vermelha
  • Mundo Talentoso
  • Nacional Maior
  • Não Se Mencione o Excremento
  • Nomes e Números do Futebol
  • Notícias do Futebol
  • O Coleccionador Desportivo
  • O Cromo dos Cromos
  • O Elvas - Fotos Antigas
  • O Grémio Benfiquista
  • Old School Panini
  • O Que Eu Vejo daqui, by Plaka
  • Pelicano
  • Planet Benfica UK
  • Pluribus Unum 1904
  • Ponta da Lança
  • Portal Sporting Memória
  • Portimonense 1914
  • Portugueses no Estrangeiro
  • Primeiro Toque.pt
  • Pura Terylene Virgem
  • Restos de Colecção
  • Revista Futebolista
  • Revista PLACAR
  • Santa Nostalgia
  • Sanzalangola
  • Sapo Fotos
  • SLB Camisolas Originais
  • SL Benfica Shirts
  • SLBenfica Crónicas & Imagens
  • SLBlog
  • Só Súmulas
  • Sport Mundo & Benfica
  • Susumu Lisboa e Benfica - CAMPEÕES 2004-2005
  • Tertúlia Benfiquista
  • Tesouro Verde
  • The Vintage Football Club
  • Todos Somos Portugal
  • Trivela
  • Tux Vermelho
  • Um Zero Basta!
  • Up And Down by TheWildBunch22
  • Vídeos do Glorioso
  • Who Ate All The Pies
  • Coloca Aqui O Teu Link
  • Arquivo do blogue

    Contador de Fãs

    free web counter

    Blog.com.pt

    Powered By Blogger

    SiteMeter

    Extremetracking

    eXTReMe Tracker